Inteligência de Negócio

Inteligência de Negócios ou BI (Business Intelligence) é um conjunto de metodologias, processos, tecnologias, estruturas de servidores e ferramentas que transformam grandes quantidades de dados (BigData) em resultado para o seu negócio.

O Business Intelligence (BI) oferece o apoio para as decisões de forma inteligente, por meio de um processo de captação de dados. As informações são adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado para o seu negócio e apresentadas de forma simples para as tomadas de decisões.

 

 

 

A transformação digital já é uma realidade nas empresas que querem extrair o máximo que a tecnologia da informação pode oferecer para o sucesso dos negócios.

Nesse cenário, duas siglas se destacam: BI (Business Intelligence) e IA (Inteligência Artificial), que juntos podem mudar os rumos estratégicos de uma empresa.

O que é Business Intelligence?
Business Intelligence pode ser descrito como um processo orientado pela tecnologia para analisar dados e apresentar informações acionáveis para ajudar executivos, gerentes e outros usuários finais corporativos a tomar decisões de negócios bem informadas.

Assim, o BI engloba uma ampla variedade de ferramentas, aplicativos e metodologias que possibilitam às organizações coletarem dados de sistemas internos e fontes externas, preparando-os para análise e desenvolvendo consultas em relação a eles.

As ferramentas de Business Intelligence são capazes de acessar e examinar conjuntos de dados apresentando seus resultados em relatórios analíticos, resumos, painéis gráficos e mapas, visando fornecer aos utilizadores informações detalhadas sobre o estado do negócio.

Tudo isso se dá por meio da integração entre diferentes sistemas da organização. Afinal de contas, o Business Intelligence concentra as informações em um único local, chamado Data Warehouse. Dessa forma, as métricas, mesmo vindo de diferentes fontes de dados, como sistemas ERP, CRM, planilhas ou até mesmo arquivos de texto, podem ser visualizadas em grupo, ajudando na criação de indicadores empresariais muito mais eficientes.

Vale deixar claro que embora abordado enfaticamente em 1958 no artigo “A Business Intelligence System”, foi na década de 1970 que o Business Intelligence iniciou a sua trajetória prática de forma mais incisiva.

A época veio acompanhada do surgimento das tecnologias de armazenamento e de acesso aos dados, permitindo a estruturação tecnológica do BI. Entretanto, sua fase moderna iniciou-se apenas no final da década de 1980, quando Howard Dresner, analista da Gartner, trouxe a expressão “Business Intelligence” para o vernáculo comum.

Principais objetivos de negócios para implementar um BI

  • Marketing (Monitoramento de campanhas comparando todos seus resultados sendo eles (ROI, atração, retenção, conversão e outros)
  • Vendas (Medindo a performance da equipe com metas, resultados)
  • Atendimentos (Gerenciando a equipe, o fluxo dos processos, )
  •  
  • oportunidades de negócios
  • custos sobressalentes
  •  

Dasboards

Relatórios com resultados gráficos de fácil leitura 

Integrações de sistemas com API web para apresentar resultados onde você estiver

API de integração com o seu negócio